O sistema de freio, composto por diversas peças, entre elas, discos, pastilhas, cilindro mestre, servo freio, sapata, tambor, cilindro traseiro e fluido. É fundamental que todas essas peças estejam em boas condições para garantir a segurança no trânsito. Um dos procedimentos essenciais que deve ser realizado na hora da manutenção para manter o bom funcionamento do sistema de frenagem é a sangria. “Para assegurar a eficiência da frenagem, é primordial fazer a sangria, para retirar as bolhas de ar que, eventualmente, possam estar acumuladas no sistema hidráulico, processo necessário sempre que ocorrer a troca do fluido de freio, reparo de vazamentos ou quando se percebe uma diminuição no desempenho do freio, como pedal esponjoso ou perda de pressão”, afirma Leandro Leite, coordenador da Assistência Técnica Fremax.

 

Há algumas formas de fazer a sangria no sistema de freio. No método tradicional, uma pessoa pisa no pedal e outra abre e fecha o sangrador. Já por pressão, é instalado um equipamento no reservatório do cilindro mestre que pressuriza toda a coluna de líquido. Em seguida, basta abrir os sangradores até observar que não há bolhas de ar.

 

Por depressão, é instalada uma espécie de bomba de vácuo no sangrador para gerar sucção na coluna de líquido, removendo as bolhas de ar. Nos veículos com ABS, pode ser necessário usar scanner para retirar o ar das eletroválvulas.

 

Dicas para fazer a sangria do freio

 

O coordenador da Fremax alerta para observância de alguns cuidados durante o procedimento de sangria, entre eles, elevar o veículo de forma segura, por meio de um elevador automotivo ou macaco; remover as rodas com atenção e utilizar ferramental adequado; retirar a tampa do reservatório do fluido de freio, que geralmente está perto do motor; conferir se o fluido é específico para o veículo - DOT3, DOT4 ou DOT5.1; adicionar o fluido até o nível  e não deixar que ele fique muito baixo durante o processo, no método por pressão, a própria bomba abastece o sistema; ao notar que não há mais bolha de ar o sangrador deve ser fechado e, por fim, ter um recipiente para armazenar o fluido resultante da sangria, pois ele deverá ser descartado de acordo com as normas ambientais do município.

 

Sobre a Fremax - Há mais de três décadas, a Fremax, uma marca Frasle Mobility em componentes para sistemas de freio, desenvolve produtos com padrão de qualidade e excelência que garantem alto desempenho e segurança. A empresa vem construindo uma história de sucesso no Brasil e no exterior, com forte presença em mais de 70 países, como México, Colômbia, Argentina e Estados Unidos. Comprometida com o meio ambiente, possui certificação 14001, atende montadoras e mercado de reposição com portfólio de discos, tambores de freios e para veículos de passeio, utilitários e comerciais de pequeno porte.

 

Fornecedora oficial em discos de freios para Porsche GT3 Cup Brasil desde 2007 e para a categoria Mercedes AMG Cup Brasil desde 2010, onde a performance e eficiência dos produtos são levadas a máximas condições extremas nas pistas.
 

 

Mais informações:

Verso Comunicação e Assessoria de Imprensa

Majô Gonçalves – MTB 24.475

versocomunicacao@uol.com.br

Solange Suzigan

versocomunicacao1@uol.com.br

(11) 4102-2000 / 99905-7008

www.versoassessoriadeimprensa.com.br

https://www.facebook.com/verso.assessoria