CONTEÚDOS
Recomendações técnicas
Tão importante quanto escolher produtos de qualidade é fazer a instalação de forma adequada. Por isso, os especialistas Fremax prepararam dicas que vão ajudar você a instalar discos e tambores de freio com o máximo de segurança.
Instruções | Disco de Freio
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INÍCIO

Para começar, assista ao vídeo com o passo a passo.

ETAPA 1

Remova as pinças de freio (utilize um pequeno gancho evitando deixá-las suspensas pelo flexível). 

Ao retornar os pistões, abra o sangrador para expulsar o excesso de líquido concentrado na carcaça das pinças e não comprometer o funcionamento do modulador hidráulico do ABS ou do cilindro-mestre. 

Utilize sempre o coletor de fluido.

 

ETAPA 2

Remova o disco de freio usado.

ETAPA 3

Lixe o cubo de roda, para evitar que qualquer impureza permaneça na superfície de contato com o disco e comprometa a montagem (crosta de oxidação, sujeiras ou rebarbas).

ETAPA 4

Com um relógio comparador, faça uma inspeção no cubo para verificar o empenamento e a folga do rolamento (oscilação máxima: 0,05mm e a folga no rolamento 0,02mm). O empenamento do cubo resulta em um empenamento duas vezes maior no disco.

ETAPA 5

Monte o disco novo, fixando-o com os parafusos ou porcas de roda (use espaçadores, se necessário). Posicione o relógio comparador a 5mm de diâmetro superior da pista de frenagem do disco para observar a oscilação na montagem do conjunto (oscilação máxima: 0,10mm). Em discos com cubo, tenha cuidado ao colocar as capas de rolamento para que fiquem bem assentadas. 

Lembre-se: todos os discos de freio Fremax vêm com a tecnologia exclusiva Ready to Go, nosso óleo protetivo que não contamina as pastilhas e dispensa limpeza, tornando a aplicação muito mais prática e rápida.  

DICA: nunca aperte os parafusos ou porcas de rodas com ferramenta pneumática: utilize um torquímetro com torque de 8 a 10 kg para automóveis e de 10 a 13 kg para camionetes. O aperto deve ser feito no sentido cruzado dos parafusos. Observe a aplicação correta ou o sentido de colocação dos anéis centralizadores em rodas de liga leve (esportivas). 

 

ETAPA 6

Verifique os rolamentos de roda, caixa de direção, pivôs de suspensão, embuchamentos, juntas homocinéticas e amortecedores. Folgas ou desgastes nestes componentes poderá comprometer a eficiência do sistema de freio, fazendo o pedal de freio e volante de direção trepidar, provocando um falso diagnóstico.

ETAPA 7

Antes de movimentar o veículo, acione algumas vezes o pedal de freio para assentar as pastilhas sobre as pistas de frenagem do disco. Clique aqui para saber mais sobre o pré-assentamento.

Antes de entregar ou utilizar o veículo normalmente, é indicado realizar o pré-assentamento. Basta executar aproximadamente dez frenagens de 60km/h para 40km/h, com um intervalo médio entre as frenagens de 300m; e dez frenagens de 40km/h para 0km/h, com um intervalo médio entre as frenagens de 300m.

DICA 

Também devemos orientar o motorista a utilizar de forma moderada o sistema de freio nos primeiros 300km, para que o assentamento total seja realizado de forma correta e não prejudique a eficiência, a durabilidade e o conforto do sistema.

 

Instruções | Tambores de Freio
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ETAPA 1

Remova e inspecione o tambor de freio observando, com uma ferramenta específica, a medida limite de desgaste. Esta medida está gravada na peça e também disponível em nosso catálogo. 

Verifique também o desgaste irregular, a ovalização, os sulcos profundos, as trincas e os amassamentos. 

DICA: não é recomendado aplicar lonas ou sapatas novas em superfícies irregulares da pista de frenagem do tambor. Isso provocará ineficiência de frenagem. Substitua ou retifique os tambores se a medida do limite de desgaste permitir. 

 

ETAPA 2

Verifique as condições das lonas de freio, observando o desgaste, as trincas, a vibração, a contaminação por graxa e/ou líquido de freio. Verifique também o empenamento, a deformação e a oxidação das sapatas. 

DICA: as lonas de freio devem ser substituídas a cada 60.000 km ou a cada duas trocas de pastilhas. A utilização por período maior compromete a eficiência da frenagem por perda de coeficiente de atrito. 

 

ETAPA 3

Inspecione vazamento ou emperramento dos pistões nos cilindros de roda e se o sangrador não está quebrado ou entupido. 

Importante: caso o cilindro não apresente nenhum problema, ainda assim observe se ele está aplicado corretamente, de acordo com a medida do diâmetro dos pistões. Se o cilindro estiver com a medida errada, irá comprometer totalmente a segurança de frenagem. Sempre que for substituir os cilindros de roda, observe a medida recomendada para o projeto de freio do carro no qual está sendo feita a manutenção.

 

ETAPA 4

Todos os projetos de freio a tambor são equipados com sistema de regulagem manual/automática. É fundamental a inspeção do funcionamento desses sistemas. As molas de retração das sapatas devem estar com boa pressão e sem oxidação. Verifique o acionamento do freio de estacionamento, os flexíveis e a tubulação. 

DICAS:

  • A limpeza do sistema deverá ser feita somente com água e detergente neutro. Nunca utilize produtos derivados de petróleo; 
  • Faça a montagem do sistema de freio a tambor sempre na sequência inversa da desmontagem;
  • Lubrifique os pontos de contato entre sapata e espelho para evitar ruídos, nunca utilize graxa comum ou de rolamento; 
  • Existem diversos projetos de freio a tambor, por isso nunca desmonte os dois lados ao mesmo tempo para não perder o esquema de montagem e acarretar dificuldades de montagem;
  • A pré-regulagem do sistema, após a sua montagem, deve ser feita no conjunto regulador do sistema e nunca no cabo do freio. Ao regular corretamente, regula-se o curso (altura) da alavanca do freio de estacionamento.